Muitas mulheres sofrem com problemas de disfunção intestinal. Pensando nisso, elaboramos uma lista com alimentos para proteger seu intestino.

A função do intestino é absorver nutrientes e impedir a entrada de agentes nocivos, por meio de uma barreira. Quando essa barreira se altera, permite uma passagem maior de alimentos, fungos, bactérias, que são “vazados” para a corrente sanguínea, podendo levar a muitos problemas: alergias, doenças autoimunes etc.

Uma alimentação correta ajuda a prevenir estes problemas e também equilibrar a flora intestinal. Além de evitar o consumo de álcool, cafeína, produtos químicos e agentes irritantes, devemos consumir alimentos benéficos para nosso intestino.

Para recolocar substâncias necessárias à flora intestinal:

1. Aveia, trigo, cevada: são prebióticos, carboidratos não digeríveis, proporcionando uma consistência normal para as fezes (prevenindo diarreia e intestino preso).

2. Iogurtes com probióticos: os principais são as bactérias do gênero Lactobacillus, Bifidobacterium e Streptococcus. Os alimentos probióticos estimulam a proliferação das bactérias boas do intestino, e alguns aumentam a absorção de nutrientes.

Para reparar a mucosa intestinal:

3. Soja: é fonte de glutamina, importante para a reconstrução epitelial.

4. Ovo: na gema do ovo é encontrado o acido pantotênico, que, junto com o ácido ascórbico, é importante na formação do colágeno.

5. Frutas cítricas como acerola, limão, laranja: fornecem o ácido ascórbico, que, como já foi dito, é importante para a formação do colágeno.

6. Alho e cebola: contém cisteína, que aumenta o poder antioxidante.

7. Castanha-do-pará: é a maior fonte de selênio, um ótimo antioxidante, indispensável para a reparação da mucosa afetada.

8. Levedo de cerveja: é uma das maiores fontes de complexo B disponíveis para consumo.

9. Óleos vegetais: contém alfatocoferol – a vitamina E -, que, junto com o selênio, combate os radicais livres.

Fonte: IG Delas

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