A dieta vegana esta em alta e a cada dia ganha mais adeptos.
O veganismo é uma dieta saudável, porém restrita. Separamos algumas dicas de alimentação para os veganos que mantem uma rotina de exercícios físicos.
A primeira dica é universal: Tenha uma dieta balanceada e adequada as suas necessidades, com as proporções de carboidratos, proteínas e gorduras equilibradas, isso de proporcionará energia suficiente para seu treino.
No pré treino aposte na ingestão de alimentos ricos em carboidratos como frutas, cereais ou tubérculos antes de treinar, pois eles fornecem glicose, que é a fonte de energia muscular e cerebral. Experimente banana em rodelas com aveia, gergelim, caneca e uma colher rasa de pasta de amendoim, fica uma delícia!!!
Caso você desempenha exercícios mais intensos e que durem mais de 1 hora, seria interessante levar algum lanche rico em carboidrato para evitar fadiga muscular. A dica é levar consigo uma fruta que não tenha muita água na sua composição, como a banana, ou optar por frutas secas.
No pós treino capriche na hidratação, é fundamental fornecer novamente os sais minerais que o seu corpo ‘perdeu’ durante o exercício. Para repor, evitar a fadiga ou mesmo perda muscular é importante manter um consumo adequado de carboidratos como a batata doce e mandioquinha. Aliado a eles, “consuma também fibras dietéticas, como cereais, leguminosas, frutas e verduras.”
E não se esqueçam de colocar no cardápio ao longo do dia, alimentos que contenham proteína como: grão-de-bico, feijão, soja, aveia, cogumelos, lentilha e tofu. Eles são importantes, pois promovem síntese de novas fibras musculares. Os alimentos de origem vegetal possuem boas quantidades de proteína, o único micronutriente que não está disponível nos alimentos vegetais é a vitamina B12, que pode ser suplementada.
PUBLICIDADE