A dieta Low Fodmaps pode beneficiar pessoas com síndrome do intestino irritável ou outras alterações gastrointestinais.

Pois ajuda a controlar os sintomas de flatulência (gases), má digestão, distensão abdominal, constipação ou diarreia, cólicas e desequilíbrio da flora intestinal.

Fodmaps é um termo em inglês que significa fermentable, oligosaccharides, disaccharides, monosaccharides and polyols (monossacarídeos, dissacarídeos, fruto-oligossacarídeo, galacto-oligassacarídeo e polióis).

Os alimentos considerados Fodmaps são: maçã, pera, manga, aspargos, ervilha, xarope de milho, xarope de frutose, mel artificial, biscoitos, refrigerantes, geleias, leite de vaca, de cabra, ovelha, queijo ricota, cottage, sorvete, iogurte e outros que contenham leite, cebola, alho, trigo, centeio, beterraba, couve, trigo, bolos, ketchup, maionese, carnes processadas, entilha, grão-de-bico, feijão, grãos integrais de soja, pêssego, damasco, ameixa, abacate, cogumelos, adoçantes com xilitol, manitol, sorbitol e produtos com glicerina.

Esses tipos de carboidratos são fermentativos e não digeríveis no intestino delgado. Além disso, absorvem mais água para o meio intestinal sendo rapidamente fermentados pelas bactérias, facilitando a formação de gases e o desconforto gastrointestinais.

Essa estratégia nutricional é indicada apenas para pacientes que possuem a real necessidade de uma modificação na ingestão alimentar.

A dieta low fodmaps deve ser seguida de 6 a 8 semanas, período considerado suficiente para que os sintomas desapareçam ou não. Após esse período é realizado uma nova avaliação nutricional e médica e reintrodução gradual dos alimentos, um por vez, para identificar os alimentos causadores do desconforto. Esse tipo de dieta deve ser feita por um nutricionista que será capaz de equilibrar os carboidratos, fibras, minerais e vitaminas que não estão listados como fodmaps.

Você já percebeu que às vezes parece que sabe exatamente o que precisa fazer para emagrecer, mas não consegue?

Que tal experimentar um método já utilizado e validado por mais de 1000 pessoas. Isso mesmo!!! Mais de 1000 pessoas já se beneficiaram desse programa de emagrecimento que reuni as melhores estratégias para te ajudar a perder peso, melhorar sua saúde e te proporcionar uma vida suave. Programa Mudando para Emagrecer, sem dieta para toda a vida! Saiba+

Programa Mudando para Emagrecer
Programa Mudando para Emagrecer

PUBLICIDADE