O termo Plus Size foi popularizado pela designer Lane Bryant na década de 1920, criando um modelo de vestido com elástico na cintura e saia plissada.
Ela também foi responsável por criar as “Misses Plus Size”, apresentadas em seus catálogos com peças em tamanhos maiores para mulheres “robustas”. O sucesso foi tanto que lojas de departamento nos Estados Unidos passaram a produzir vestidos e casacos “plus size”. Até esse momento, o termo era utilizado apenas para roupas, não para mulheres em si.
Foi em 1953 que um anúncio da marca Korell definiu uma de suas coleções para o público. Porém, as peças oferecidas não estavam dentro das tendências da época, com mangas longas, estampas discretas e saias abaixo dos joelhos. Essa padronização limitava a liberdade de criação e expressão das mulheres.
Nas décadas de 60 e 70, surgiram ícones da moda plus size, como a cantora Cass Elliot, que trouxe um visual colorido e hippie, contrariando as limitações anteriores. Esse é um dos objetivos da atual moda plus size.
Usabilidade da Moda Plus Size
O conceito da moda plus size é de criar e produzir não apenas roupas, mas looks atuais e versáteis visando o conforto e aceitação do próprio corpo.
Ou seja, mais do que a fabricação de “tamanhos maiores”, a Moda Plus Size é o desenvolvimento de uma coleção pensada especificamente para pessoas que se encontram acima do peso padronizado pela sociedade, e não abrem mão de se vestirem bem.
Inclusão e usabilidade são os pilares da Moda Plus Size, que atende a demanda de tamanhos maiores. Segundo levantamento da empresa Iemi – Inteligência de Mercado, registra-se um salto de 7,9% entre 2013 e 2015, considerado o período de ascensão do segmento no mercado. Dados da ABPS (Associação Brasileira de Plus Size) também revelam que nos últimos três anos, o crescimento foi de 21%.
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