No nosso Projeto Vida Saudável, acredito que seja de extrema importância explicar a diferença entre dieta e reeducação alimentar.

O conceito de dieta define um regime com restrição total ou parcial de determinados tipos de alimentos. Ela deve ser realizada sempre com prescrição, e costuma ter finalidades como redução de taxas de colesterol, aumento de massa muscular, preparo de atletas para competições etc.

Quando falamos de reeducação alimentar, falamos de uma conscientização de acertos e erros alimentares, para entender os nutrientes que não podem faltar ao nosso organismo, e ao mesmo tempo adquirir o hábito de comer de tudo, mas de forma saudável. E, claro, por toda a vida!

Se você deseja emagrecer, deve introduzir mudanças saudáveis em sua alimentação, que ao longo do tempo tornam-se hábitos. Quando optamos por ser mais restritivos (dieta), assim que chegamos ao peso desejado, por exemplo, voltamos aos velhos hábitos e também aos quilos que foram perdidos.

O corpo precisa de calorias e nutrientes importantes para uma série de funções, inclusive a regulação do metabolismo da gordura corporal, que influencia no próprio emagrecimento.

Outra coisa importante: alimente-se em pequenas quantidades, mas com alimentos de alta qualidade.

PUBLICIDADE