O maior benefício da carambola é a grande concentração de fósforo, esse mineral é importantíssimo para fornecimento de energia para os músculos e nervos. Além disso, seu suco combate a disenteria, é antifebril, diurético e regulador da pressão arterial. Dê preferencia a consumir sem açúcar, já que ele pode ser um grande aliado no combate à celulite e flacidez.
Lembre-se! Quem faz bastante uso de antiácidos para tratamentos contra má digestão, gastrite e úlcera pode apresentar carência de fósforo. Portanto, o consumo de carambola também é bastante imdicado
Tira teima:
Origem:
É originária da Índia
Como comer Carambola?
Pode ser consumida como a fruta in natura, na forma de compostas, sucos ou geleia.
O que o organismo ganha quando consumimos carambola?
Vitaminas:
Vitamia A – aliada da visão, da pele e ajuda no desenvolvimento do feto.
Vitamina C – melhora a imunidade
Vitamina E – ação antioxidante
Vitaminas:B1, B2, B5 – essenciais para o sistema neurológico
Sais minerais: fósforo, potássio, cálcio e sódio, além de fibras e ácido oxálico.
Carambola faz mal?
Em excesso sim, pois a fruta contém enzima caramboxina que não é filtrada pelos rins. Portanto, ela deve ser evitada por pessoas com propensão de cálculos renais. Por consequência, os diabéticos também devem evitar o consumo, pois eles têm tendência a desenvolver problemas renais.
A quantidade recomendada de carambola é uma unidade do fruto maduro por dia. O consumo exagerado da fruta pode ocasionar alguns sintomas de intoxicação como soluços, confusão mental, perda da força muscular e convulsões.
Ah! Há também uma grande dúvida se a carambola pode ser consumida na gravidez. A boa notícia é que pode sim, pois a fruta é rica em vitamina A que ajuda no desenvolvimento do feto. Agora lembre-se, isso só vale se a gestante não tiver problemas renais.
Para que serve as folhas?
As folhas da carambola atuam como diurético, regulam a pressão alta, em eczemas, infecções dos rins e bexiga.
Para que serve o chá de carambola?
O chá de carambola, preparado a partir das suas folhas, não possui contraindicação, ainda que a bebida não possa ser consumida em quantidades excessivas. Alias, não é aconselhável tomar nenhum chá em excesso.
Por baixar os níveis de glicemia é indicado para diabéticos.
Ferva uma colher de sopa das folhas frescas picadas em uma xícara (chá) de água, tampar, amornar e coar. Tomar 1 a 3 xícaras ao dia. É aconselhável ingerir a primeira pela manhã em jejum. As outras, cerca de uma hora antes das refeições. Não adoçar.
Veja os benefícios das frutas:
PUBLICIDADE