Saúde

A pele é o maior órgão do corpo humano, com dois metros quadrados. E, se bem tratada, pode ter uma aparência mais bonita, jovem e saudável.

Veja o ciclo da água no nosso organismo

Hidrate-se o homem precisa de 12 copos de água por dia e a mulher de 9. Tomar a quantidade necessária de água é vital para nossa saúde.

Passar o dia todo sob o sol na praia ou na piscina é uma delícia. Mas a pele acaba sofrendo as consequências dessa superexposição.

Doença se caracteriza pelo sangramento em uma parte do cérebro

Se seu desejo é eliminar um mau hábito ou reduzir a quantidade de alimentos e perder alguns quilinhos, um truque simples, porém negligenciado, pode ajudar: caminhar.

Homens com baixo nível de testosterona, o hormônio sexual masculino, e que não obtiveram sucesso para o tratamento convencional contra obesidade podem ser beneficiados com a reposição hormonal, apontam estudos recentes do endocrinologista alemão Farid Saad, da área científica do laboratório Bayer HealthCare Pharmaceuticals.

O problema surge após a pessoa passar por forte emoção, independente de ser positiva ou negativa

Um estudo realizado no Reino Unido provou que o ronco pode ser reduzido ou mesmo eliminado com exercícios de canto.

Em janeiro, fui parar no hospital devido a uma forte dor no abdômen, que me impedia de ficar em pé na postura correta.
Depois de um exame e de muita dor, o médico me disse que eu estava com cálculos renais, provavelmente causados pela ingestão desproporcionalmente alta de proteínas.

Conhecer as causas e os sintomas ainda é a melhor arma para evitar o Acidente Vascular Cerebral

Especialistas explicaram como ocorre a compulsão por comida e compras. No caso da alimentação, anotar o que come e se planejar pode ajudar.

A drunkorexia (termo ainda em inglês) é a anorexia alcoólica. Ela nada mais é do que a ingestão de bebidas alcoólicas associada a distúrbios alimentares.

Veja as causas e como combater, os alimentos que provocam e os que combatem o máu hálito

E de quebra uma dica para alertar anonimamente a quem tem o problema.

Uma alimentação saudável pode ser uma grande aliada na conquista de mais qualidade de vida, saúde e bem-estar. A pesquisa Vigitel 2013 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), feita com 53 mil brasileiros adultos, revela um aumento na prática de atividade física e no consumo recomendado de frutas e hortaliças.

Índice foi 60% maior do que o atingido por aqueles que não usaram os aparelhos

Querido humano, eu sei que você anda desapontado comigo. Sei que nos últimos tempos você me esconde em baixo de roupas largas e evita praia.

O sentimento de rejeição é provavelmente a ferida psicológica mais comum e recorrente nas nossas vidas, afirma o livro "Emotional First Aid" (Primeiros Socorros Emocionais).

Pesquisadores do Instituto Butantan identificaram os genes reguladores da intensidade de doenças inflamatórias, como a artrite reumatoide, o que poderá levar a uma prevenção mais eficaz à doença e ao desenvolvimento de novos medicamentos.

A diarreia é uma defesa do corpo para eliminar vírus, bactérias ou parasitas, os três principais causadores da doença. Junto com esses micro-organismos, saem água, sais minerais e outros nutrientes, além das fezes, que se tornam mais líquidas e intensas.

A compressão trabalha a hipófise e a pineal (no cérebro), enquanto o estiramento massageia a tireoides e as paratireoides.

Mulheres em período da menopausa que fazem atividade física regular contribuem para o envelhecimento saudável e influenciam positivamente sua auto-estima, proporcionando melhor qualidade de vida e bem estar mental.

Doença silenciosa, previna-se

A hipertensão, popularmente conhecida como "pressão alta", ocorre quando a medida da pressão apresenta valores iguais ou acima de 14 por 9 (140mmHg X 90mmHg).

Se engravidar está nos planos para o ano novo, o ideal, antes de abrir mão do método contraceptivo, é que a futura mãe verifique seu estado de saúde, reveja seu estilo de vida e com seu parceiro organize a vida financeira da família. Medidas simples que podem tornar mais tranquila a chegada do tão desejado filho.

Mais conhecida como "olho seco", a síndrome da desidratação da córnea (deficiência na qualidade e/ou na quantidade de lágrima), é cada vez mais frequente devido ao uso excessivo de computadores e o trabalho realizado por muitas horas em ambiente refrigerado.

Muito do que a gente faz ainda jovem pode afastar um enfarte mais tarde

Educadora, Psicopedagoga e especialista em Neuropsicologia sofreu um AVC hemorrágico e relata seu caso em livro A Cura do Cérebro.

Mesmo sendo inevitável, a morte continua sendo um grande mistério para a ciência. Agora, o sangue de uma mulher de 115 anos dá pistas de por que ela ocorre

A mesma dose é capaz de embriagar mais rápido uma mulher do que um homem

Acompanhe o que a deficiência (hipotireoidismo) ou o excesso (hipertireoidismo) de hormônios tireoidianos pode provocar em todo o organismo:

Cálculo renal não é uma doença, mas um aviso de que algo está errado e pode apontar o diagnóstico de outra enfermidade. Este foi o alerta inicial da nefrologista Maria Goretti Penido, professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG, na palestra do projeto Quarta da Saúde do mês de abril.

Com o objetivo de promover a saúde da população e contribuir para a prevenção de problemas como obesidade, diabetes e outras doenças crônicas relacionadas à má alimentação, o Ministério da Saúde vem divulgando informações sobre como manter uma alimentação saudável e balanceada. Entre as principais recomendações está o consumo de alimentos frescos, de procedência conhecida e utilizados como base da dieta com alimentos in natura, ou seja, de origem vegetal e animal, como carnes, verduras, legumes e frutas. Outra orientação é optar por refeições caseiras e evitar redes de fast-food ou refeições prontas.

Diversos fatores explicam por que algumas pessoas são magras sem esforço e outras engordam sem mais nem menos. Os principais são genética, idade, sexo, alimentação, peso, rotina de exercício e níveis hormonais.

A ciência avança nas pesquisas sobre os prejuízos à saúde causados pela falta de atividade física e descobre que ela pode provocar até danos ao fígado

Trânsito, trabalho e as demais responsabilidades do dia a dia fazem com que muita gente tenha o nível de estresse pra lá de elevado. Esse desequilíbrio nada mais é do que o esforço que o organismo realiza para adaptar-se às condições que contrariam sua natureza e seu equilíbrio, provocando, inclusive, mal-estar físico e emocional que pode ser refletido na pele em alguns casos. Por isso, confira, a seguir, os principais mitos e verdades que cercam a influência da alteração comportamental no espelho e as maneiras de driblá-la em prol da saúde e da beleza.

Hoje em dia, todos querem ter uma pele saudável, não é mesmo? A tarefa, entretanto, torna-se cada vez mais difícil com a exposição a inúmeros poluentes e devido à crescente agressividade dos raios UVA e UVB.

O excesso de gordura abnominal é perigoso porque o tecido do abdômem faz que o organismo produza hormônios que estimulam a divisão celular causando mutações, o que aumenta a probabilidade de ocorrência de cancêr.

De desidratação a problemas renais, a cor, odor e até textura do xixi indicam que algo está errado em seu corpo. Veja oito situações para prestar atenção

Você sabia que pode estar limerente? Ou que já esteve? Ou que pode ficar? É, se você acha que é saudável passar o dia inteiro pensando no seu amor, se sente uma alegria extrema quando está ao lado dele e uma tristeza enorme na sua ausência. Se não pode evitar, é um reflexo involuntário que nasce no seu interior e se projeta com gestos dignos de uma loucura. Isso é a limerência. Estar loucamente apaixonado, mas literalmente.

Sabe quando vem aquela vontade de chorar sem motivo algum e, de repente, qualquer mínimo detalhe consegue te tirar do sério?

O aumento inesperado de casos de gripe influenza levou hospitais privados de São Paulo a criar alas especiais para atender os infectados e a uma tentativa do governo paulista de acelerar a vacinação de combate ao vírus A (H1N1).

Quando suamos a camisa, nosso coração acelera e a temperatura corporal aumenta. por causa de todo esse esforço, e para aliviar a fadida muscular, há um aumento na produção de endorfina, lá na hipófise. Esse neurotransmissor transita entre um neurônio e outro, transmitindo as sensações de alegria e tranquilidade.

Muitos estudos têm visado à relação entre saúde óssea, exercício físico e o uso de medicamentos para tratamento de osteoporose. Foi demonstrado que a maioria dos medicamentos utilizados no tratamento de osteoporose age na redução da ação de reabsorção do tecido ósseo e não na formação de tecido ósseo.

O estresse nos faz comer mais, isso é um fato. E mesmo que você coma de forma saudável e faça exercícios, ficar estressado pode fazê-lo parar de perder peso.

Um estudo, publicado pela revista médicaLancet, diz que a falta de exercícios tem causado tantas mortes quanto o tabagismo.

É como ingerir 10 colheres de açúcar, o fígado transforma o açúcar em gordura. A cafeína dilata as pupilas, sobe a pressão e o fígado bombeia mais açúcar, aumenta produção de dopamina...

Uma história de ambição e as novas recomendações de prevenção de derrames em mulheres

Também conhecido como derrame, doença é a principal causa de morte e incapacidade no Brasil