Comportamento Financeiro

Por que algumas pessoas conseguem enriquecer e outras não? O contabilista e educador financeiro Ricardo Pereira, do portal Dinheirama, elencou dez erros comuns que as pessoas cometem no dia a dia e que as impedem de alcançar a independência financeira.

Ao site Business Insider Steve Siebold, autor do livro "How Rich People Think" ("Como as pessoas ricas pensam"). cita cinco formas de pensar que diferem os ricos que fizeram suas próprias fortunas da maioria das pessoas da classe média:

Do supermercado ao orçamento familiar, veja as dicas que o economista Luis Carlos Ewald, o Senhor Dinheiro, preparou para você

Consumir é preciso para viver, mas viver para consumir pode ser uma das maneiras mais eficazes de transformar a vida numa morte existencial

A felicidade está muito mais associada à qualidade das relações que estabelecemos com os outros e com nós mesmos ou do que quanto temos no banco???

Alguns hábitos são difíceis de mudar: dirigir pelas mesmas rotas, acordar no mesmo horário, frequentar os mesmos lugares, etc. Hábitos com o seu dinheiro também são comuns, mas é preciso ficar atento, pois alguns deles podem estar levando você para o caminho errado caso seu objetivo seja ficar rico, como mostra o site "Business Insider".

Pense por um minuto e responda duas perguntas: você prefere ganhar uma viagem legal agora, mas que vem com benefícios limitados em tempo, estadia e dinheiro para gastar, ou prefere uma para o mesmo lugar, porém daqui a quatro anos e com mais tempo de estadia, um hotel melhor, passagens de primeira classe e mais dinheiro para se divertir?

Segue abaixo algumas dicas do e-book "Enriquecer e Envelhecer", dos economistas Luiz Calado e Ricardo Rocha (Andato Editora, R$ 6,62, venda exclusiva pela Amazon). Como se preparar para viver com tranquilidade financeira na velhice é a proposta do e-book.