Alimentação Saudável

A tristeza, o mau humor, a irritabilidade e o cansaço têm muito a ver com a alimentação do dia a dia.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, uma dieta balanceada deve incluir cinco porções diárias de frutas e vegetais. Uma nova pesquisa defende que a quantidade consumida deve aumentar: sete porções bastam para reduzir em 42% o risco de morte prematura

Exagerar na bebedeira é algo que às vezes acontece. Mas e aí? Como fazer para diminuir a ressaca do dia seguinte? Descubra os alimentos que podem te ajudar!

Evitar brócolis e feijão e investir em salmão e atum são boas opções para as pessoas que desejam diminuir a gordura abdominal; especialistas explicam

É comum o público das academias buscar resultados imediatos, quase milagrosos, e muitas vezes são bombardeados de informação sobre produtos que prometem milagres de emagrecimento, ganho de massa e energia, mas o que se deve saber sobre esses produtos é que não existem milagres.

O que o whey protein pode fazer por você

Dieta ideal para emagrecer com saúde deve conter todos os nutrientes necessários ao organismo e não ter excessos

Consumidores desconhecem as verdadeiras características do alimento, confundindo indicadores de qualidade e origem

Saiba quais alimentos e hábitos podem ajudar no processamento das calorias

Banana, cereais integrais, café, chocolate amargo e açaí são os tops.

O chocolate já foi considerado um delicioso atentado contra a saúde. Nos últimos anos, porém, a delícia tornou-se alvo de estudos e“voilà”, muitas pesquisas mostram que o consumo moderado deste doce pode fazer bem à saúde. Especialmente de chocolate amargo.

Passadas as comemorações de Páscoa, com direito a muitos ovos de chocolate, bacalhau, churrasco e o que de mais gostoso vai parar no nosso prato, enfrentar a balança agora se torna um pesadelo.

Segundo a nutricionista Sonia Tucunduva uma porção é calculada a partir das calorias dos alimentos, ou seja, da energia que eles oferecem. Basicamente, para cada um dos oito grupos nutricionais, há uma quantidade calórica que define uma porção.

Os alimentos diet e light já fazem parte da dieta dos adultos, mas quando o assunto é a alimentação das crianças, é preciso ficar atento. O diet é um produto isento de determinado nutriente na sua composição e indicado a quem tem necessidades específicas, como, por exemplo, os diabéticos (restrição ao açúcar), os celíacos (não podem consumir glúten), quem tem o colesterol alto (gordura), entre outros. "Se a for criança diabética, pode consumir o produto que não tem açúcar na composição", orienta a nutricionista Cristiane Yamane.

No nosso Projeto Vida Saudável, acredito que seja de extrema importância explicar a diferença entre dieta e reeducação alimentar.

Uma castanha por dia, não mais do que isso, garante as doses de selênio de que seu corpo precisa para preservar cada célula, botar para fora possíveis substâncias tóxicas e viver mais

Faz parte das 15 frutas imprescindíveis à nossa saúde e apresenta também resultados positivos na estética e beleza.

Disponíveis em abundância durante todas as épocas do ano no Brasil, as frutas são fontes de vitaminas, minerais, fibras, carboidratos e outras substâncias essenciais para a saúde. Mas as propriedades nutricionais não são as mesmas para todas as espécies. Cada uma tem uma especificidade, o que torna importante conhecê-las para tirar proveito desse arsenal médico natural.

Os alimentos ricos em fibras são muito importantes para a saúde. As fibras não são encontradas em alimentos de origem animal, como carnes, ovos e laticínios, apenas nas plantas. Elas são as partes dos grãos, vegetais e frutas que ajudam no processo digestivo e auxiliam o trabalhar do intestino.

Muitas dietas pregam o corte de carboidratos da alimentação para emagrecer de forma mais rápida. Mas esses alimentos são responsáveis por dar energia, por isso não devem ser eliminados da dieta, especialmente se você malha. Se a ideia é perder peso, invista em carboidratos "do bem", como a batata doce.

"A amizade é semelhante a um bom café; uma vez frio, não se aquece sem perder bastante do primeiro sabor."
Immanuel Kant

Cada vez mais presente na mesa dos brasileiros, o salmão costuma ser tratado como um aliado quando o assunto é alimentação saudável. Além de ser uma boa fonte de proteína, é um peixe rico em ômega 3, que melhora o humor e previne doenças cardiovasculares, o alzheimer e a depressão, segundo especialistas. Contudo, as propriedades do salmão selvagem – pescado de maneira natural - são diferentes do salmão cultivado em cativeiro, como o que consumimos no Brasil.

Alguns alimentos podem ser grandes aliados na perda de peso. São aqueles que nos dão uma sensação de saciedade e que ajudam a segurar a fome até a próxima refeição.

Muitas mulheres sofrem com problemas de disfunção intestinal. Pensando nisso, elaboramos uma lista com alimentos para proteger seu intestino.

O abacaxi é rico em uma enzima chamada bromelina, semelhante à papaína, que também facilita a digestão das pessoas que têm insuficiência gástrica (hipocloridria).

Para os italianos, estar à mesa é um ritual que convida à camaradagem e estimula os sentidos. Mas, na opinião dos especialistas, esses hábitos alimentares são muito mais do que um estilo de vida. Hoje, a dieta mediterrânea é considerada uma proteção contra doenças cardíacas e diabetes, redução de alergias, controle do peso, prevenção do Alzheimer, osteoporose e câncer.

Esta dieta deve ser feita somente por pessoas que estejam em perfeitas condições de saúde, não devem fazê-la pessoas com propensão a aftas, gastrite, úlceras, gotas e reumatismos, e os têm hipersensibilidade ao abacaxi.

Veja como preparar o seu Chá Branco:

Segundo pesquisa, consumo de vitamina C foi associado à menor presença de rugas

A guaçatonga é uma planta medicinal conhecida na medicina popular e aprovada pela ANVISA.

Eleja um dia da semana como o dia da maçã.

Não existe saúde plena sem frutas, pois a sua ingestão regularmente previne doenças e pode agilizar no restabelecimento e consequente cura.

As proteínas do soro do leite (PSLs) são um suplemento nutricional bastante familiar aos esportistas. Chamadas genericamente com o termo em inglês de whey proteins, elas são vendidas com diferentes marcas e apresentações.

Os carboidratos que alteram o nível de açucar no sangue com rapidez são chamados de alimentos com "índice glicêmico alto", ou alimentos com índice glicêmico (IG) elevado - glicêmico é outro nome para o açucar.

Quando a substância prejudica seu corpo, a melhor pedida é reduzir doses

Sais minerais encontrados em 100 gramas de amêndoas: potássio 458 mg, cálcio 255 mg, enxofre 160 mg, cloro 38 mg, magnésio 21 mg e ferro 5 mg.

O potássio é um elemento que está presente em maior concentração nas células musculares e nervosas. Ele é responsável por manter o nosso corpo hidratado, pela contração muscular e pelo funcionamento cardíaco, além de participar da transmissão dos impulsos nervosos.

A quantidade e o tipo de alimento que está na dieta não são os únicos fatores que definem se uma pessoa engordará ou não. Segundo um novo estudo apresentado na Reunião Anual da Sociedade para o Estudo do Comportamento Ingestivo (SSiB), a hora do dia em que se come, especialmente alimentos com açúcar, é determinante na soma de quilos extras na balança.

Para perder as temidas gorduras localizadas é preciso baixar o percentual de gordura no corpo. Para isso, a nutróloga e médica ortomolecular Liliane Oppermann afirma que é possível consumir alimentos que ajudam a moldar o corpo; confira!

Com uma alimentação regrada, é possível combater ou reduzir os sintomas dessa doença que atinge 70% dos brasileiros

O nutrólogo Nataniel Viuniski mantém consultório em Nova Petrópolis mas passa a maior parte do tempo rodando o mundo em palestras sobre vida saudável.

Propriedades nutricionais dos pescados fazem deles uma ótima alternativa de proteína para uma alimentação saudável

O colágeno é uma proteína. Sua função é primordialmente estrutural, ou seja, proporciona sustentação às células, mantendo-as unidas, sendo o principal componente protéico de órgãos como a pele, ossos, cartilagens, ligamentos e tendões.

É um alimento de alto valor nutrutivo. Uma banana tem 21% de carboidratos, rica em proteínas.

Pimenta vermelha, canela, gengibre, café, abacaxi, chá verde e chá de hibisco são alguns dos exemplares mais famosos deste grupo. Dotados da capacidade de aumentar o gasto energético durante a digestão, eles se tornaram febre entre os que desejam perder peso.

Vira e mexe você tem resfriado, gripe, viroses, alergias respiratória? Então é melhor você começar a prestar mais atenção à sua alimentação. Isso porque o que comemos pode ajudar a fortalecer – ou, em certos casos, a enfraquecer – nosso sistema imunológico.

Está com aquela azia e não sabe qual fruta pode comer? Se comer uma fruta cítrica (fruta ácida) sua azia iria piorar? Então confira agora as listas com as frutas cítricas e com outros tipos de fruta para tirar sua dúvida.

No dia a dia, é possível comer doces, desde que nas porções corretas

Diminuir a quantidade de sódio pode ser o primeiro passo para que jovens obesos diminuam o risco de doenças cardíacas

O consumo de certos nutrientes, associado à prática de atividade física, ajuda o cérebro a funcionar melhor

Se por um lado alguns alimentos são capazes de aliviar os sintomas da TPM, existem aqueles que exercem o efeito completamente contrário.

As ameixas possuem carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas A, B1, B2, B5 e C. Sais minerais: potássio, fósforo, cálcio, sódio, magnésio, silício e ferro. Possui ainda hormônios femininos e fibras (pectina).

As pessoas deveriam desfrutar mais das qualidades e sabores das frutas secas, que, além de serem ótimas como snacks, podem complementar vários pratos, tanto doces quanto salgados.

Não adianta só cuidar da pele com tratamentos estéticos, uma boa alimentação é peça-chave para mantê-la hidratada e sem acne, bem como as unhas fortes e os cabelos sedosos e brilhantes. Uma dieta equilibrada e balanceada com muitas verduras, legumes, frutas e carne de peixe ou frango fornece vitaminas e minerais essenciais para a pele, unhas e cabelo.

Principais sinais

- Perder o controle sobre o que é consumido.

- Comer escondido, sem vontade ou até passar mal.

- Mastigar e engolir rápido.

- Sentir culpa depois.

 

Uma alimentação saudável pode ser uma grande aliada na conquista de mais qualidade de vida, saúde e bem-estar. A pesquisa Vigitel 2013 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), feita com 53 mil brasileiros adultos, revela um aumento na prática de atividade física e no consumo recomendado de frutas e hortaliças.

Nutricionista da Online Farma explica os benefícios de cada tipo de chá para a saúde e o bem estar.

Especialistas apontam o que se deve ou não comer e sugerem cardápio para melhorar a qualidade de vida de quem tem a doença

O consumo excessivo de sal pode causar problemas como pressão alta e edemas.

Uma xícara de chá após o almoço e o jantar pode neutralizar alguns efeitos prejudiciais de uma refeição rica em gorduras, ajudando a prevenir problemas cardíacos.

A troca da gordura saturada de origem animal pelos óleos vegetais começou a ser recomendada pelos médicos para melhorar a dieta e proteger o coração desde a década de 1960. A banha de porco usada na cozinha saiu de cena e entraram os óleos de milho e girassol, entre outros.

Nos últimos 25 anos, milhões de pessoas, inclusive atletas de resistência, foram levados a acreditar que a alimentação ideal deveria ser à base de carboidratos, com pouca gordura e relativamente pouca proteína.

Com a chegada da estação mais fria do ano, cresce a procura dos brasileiros pelo chá que, depois da água, é a segunda bebida mais consumida no mundo.

O que colocamos em movimento ao abrir um saquinho de batatas fritas ou um refrigerante?

A recomendação da Organização Mundial de Saúde sobre a ingestão de até 5g de sal por dia.

O endocrinologista Alfredo Halpern e a nutricionista Ana Maria Lottenberg explicam como emagrecer, engordar ou manter o peso.